sábado, 20 de setembro de 2008

Peso e Balanceamento

Depois de bastante tempo sem colocar nenhum post no blog, resolvi escrever um pouco sobre teoria de peso e balanceamento de aeronaves.


Eu comecei a gostar de peso e balanceamento quando resolvi fazer uma planilha Excel para não precisar mais preencher os gráficos de balanceamento manualmente em meus vôos. Isso evoluiu para o sistema DispatchJet, hoje em uso na Oceanair e depois para o JDJ, uma nova idéia que eu e a Cris estamos desenvolvendo... Agora, essa idéia está evoluindo para um outro lado que espero que esteja funcionando em breve :-)


Peso e Balanceamento


A necessidade de estabelecer-se um controle de peso e balanceamento para os aviões deve-se a necessidade de garantir que, antes de todo vôo, as seguintes condições sejam cumpridas:
  • Os pesos de decolagem, pouso e zero combustível devem estar dentro dos limites;
  • A aeronave esteja corretamente balanceada para o vôo;
  • O consumo de combustível durante o vôo não afete negativamente o balanceamento.
Para que seja mais fácil entender os conceitos de peso e balanceamento, os seguintes conceitos se aplicam:

Plano de Referência - Plano a partir do qual mede-se os braços (ou estações) de uma aeronave. Em geral, corresponde a um plano vertical, encostado no nariz do avião (também conhecido como DATUM Line);

Massa - inérica ou resistência de um corpo em ter seu movimento acelerado;

Braço ou Estação - Distância entre o plano de referência e o ponto de apoio de uma massa na aeronave (ex: distância entre a linha DATUM e o compartimento de cargas);

Momento - Produto da massa pelo braço do ponto de apoio;

Centro de Gravidade CG - Ponto de equilíbrio da aeronave;

Corda Média Aerodinâmica MAC - Linha que une o bordo de ataque ao bordo de fuga da asa. Geralmente, a posição do CG é expressa em porcentagem de MAC %MAC; A figura 1 ilustra a linha DATUM, a corda média aerodinâmica e seus limites.


Definições de Peso

As seguintes definições de peso se aplicam:

Peso Vazio Básico - Peso da aeronave vazia, sem tripulação, passageiros, carga, combustível e demais itens necessários ao vôo. É obtido através da pesagem da aeronave com uma balança especial e instruções contidas no manual de weight and balance, emitido pelo fabricante. É o início do processo de peso e balanceamento.

Peso Básico Operacional - Peso Vazio Básico acrescido da tripulação e sua bagagem, comissaria, manuais, fly kit e demais itens necessários à operação da aeronave. É a aeronave pronta para voar, faltando carga paga e combustível.

Carga Paga - Tudo o que é transportado na aeronave que não faça parte do peso básico operacional. Normalmente é composto de passageiros, bagagem, carga e mala postal.

Peso Zero Combustível - Peso Básico Operacional mais a Carga Paga. É, por definição, a aeronave pronta para o vôo, faltando apenas o combustível.

Peso de Rampa ou de Taxi - Peso da aeronave pronta para iniciar as manobras no solo com o objetivo de decolar.

Peso de Decolagem - Peso da aeronave alinhada na cabeceira da pista para decolagem. É o Peso de Rampa menos o combustível consumido no taxi.

Peso de Pouso - Peso da aeronave quando toca o solo. É o Peso de Decolagem menos o combustível consumido em vôo.

Pesos Máximos

Os pesos zero combustível, de decolagem e de pouso devem respeitar seus respectivos limites definidos pelo AFM - Airplane Flight Manual. Os pesos máximos de decolagem e pouso devem ainda respeitar os limites de performance, mas esse assunto fica para um outro post.

Calculando o Balanceamento

O cálculo de balanceamento consiste em calcular o peso total da aeronave, calcular o momento total dos itens e calcular o CG. Posteriormente, o CG deve ser transformado em %MAC.

A figura 2 mostra os braços de cada posição da aeronave. Esses dados são usados para criar a tabela da figura 3.


A figura 3 ilustra o balanceamento de uma aeronave de pequeno porte.



Os braços de cada posição (nesse caso, front seats, rear seats, fuel, baggage A, baggage B) são fornecidos pelo fabricante, através do weight and balance manual. Deve-se então colocar os pesos que serão transportados em cada posição e, em seguida, multiplicá-los pelos braços. Tendo obtido todos os momentos, deve-se somá-los para obter o momento total.
Após obter o peso total e o momento total, deve-se dividir o momento pelo peso para obter o CG. O valor obtido é a distância entre o plano de referência (DATUM line) e o CG da aeronave carregada conforme a tabela. Deve-se realizar três cálculos:
  • CG do peso zero combustível, somando-se todos os itens exceto o combustível;
  • CG do peso de decolagem: após obter o peso zero combustível e seu momento, somar o combustível de decolagem. Obter o momento do combustível multiplicando-se seu peso pelo braço do tanque. Somar o momento do combustível ao momento zero combustível. Dividir o momento total pelo peso de decolagem para obter o CG de decolagem.
  • CG do peso de pouso: Diminuir o consumo previsto para o vôo do peso de decolagem. Calcular o momento do consumo. Subtrair o momento do consumo do momento de decolagem e dividir o resultado pelo peso de pouso para obter o CG de pouso.
Após calcular os três valores de CG, deve-se convertê-los em %MAC. Para isso, deve-se aplicar a fórmula da figura 5.

onde:
BA - Balance Arm - CG obtido através dos cálculos anteriores;
MAC
LE - Início da corda média aerodinâmica. Distância entre a linha DATUM e o bordo de ataque da asa, onde começa a corda média.
MAC
LENGTH - Comprimento da corda média aerodinâmica.

Após ter obtidos os pesos zero combustível, de decolagem e de pouso e os respectivos CG em %MAC, deve verificar se os valores obtidos estão dentro dos limites permitidos pelo AFM da aeronave.

A figura 6 mostra um exemplo de limites de centro de gravidade.





Algumas aeronaves possuem limites diferentes para CG zero combustível, decolagem e pouso. Para determinar corretamente os valores e os limites, é importante observar os manuais de vôo e de peso e balanceamento fornecidos pelos fabricantes.

Finalmente, um outro ponto importante é ter atenção às unidades de medida: os pesos podem estar em libras ou quilos e os braços em metros, milímetros ou polegadas. Qualquer combinação de unidades de peso e comprimento pode ser usada, desde que não sejam erroneamente trocadas durante os cálculos.

Até breve!







38 comentários:

Unknown disse...

muito boa a explicaçao

Anônimo disse...

~Boa Tarde!
Gostaria de saber, se somente forem fornecidos a porcentagem da CMA, e os limites da estação, se eu consigo calcular o CG.
por exemplo: 26% CMA, STA 115, STA230..
Obrigada!
Fernanda Binder.

João Carlos Medau disse...

Oi Fernanda,

No caso que vc apresenta, aparentemente o CG já está calculado e está localizado num ponto a 26% da CMA.

Não ficou muito claro para mim, mas se as estações que vc menciona são os limites da CMA, é possível calcular a estação onde escontra-se o CG. Se for esse o caso, considerando as estações 115 e 230, como limites dianteiro e trazeiro da CMA, o comprimento da CMA é 115. Nesse caso, 26% de 115 é igual a 29,9. Somando 115 (limite dianteiro) com 29,9 (que corresponde a 26% do comprimento da CMA), tem-se 144,9 que é a estação onde localiza-se o CG.

Deu p/ entender? Se ficou alguma dúvida, escreva por favor.

abraços,

Medau

Anônimo disse...

OLÁ GOSTARIA DE ENTENDER QUAL A DIFERENÇA ENTRE PESO MÁXIMO ZERO COMBUSTÍVEL E PESO ZERO COMBUSTÍVEL DESDE JÁ GRATO

João Carlos Medau disse...

Olá,

Peso máxmimo zero combustível (MZFW) é o limite estrutural da aeronave para carrgamento e está relacionado a cargas às quais a asa pode ser submetida.

Peso zero combustível (que é o mesmo que peso atual zero combustível), é o peso da aeronave, pronta para um determinado voo, faltando apenas o combustível. Pode ser definido como:

ZFW = PBO + PAYLOAD

onde:

PBO - Peso básico operacional é a aeronave~vazia, com tripulação e equipamentos necessários para o voo.

PAYLOAD - Peso dos passageiros mais bagagem, carga e mala postal. Basicamente, tudo que gera receita ao ser transportado na aeronave.

Somando-se esses dois valores, fica faltando apenas o combustível para compor o peso de decolagem.

sds,

Medau

Unknown disse...

Olá Medau,
Muito legal o seu perfil.
Também sou aviador e profissional de T.I., área esta que pagou a minha formação de PC/IFR/MLTE e Tecnólogo em Aviação Civil.
Como um bom generalista, já trabalhei com desenvolvimento, infra-estrutura e banco de dados.
Li o seu blog e gostei muito do processo de informatização dos cálculos de peso e balanceamento.
Me identifiqueio bastante com a "mesclagem" de informática e aviação. Espero um dia também conseguir de fato uma colocação na aviação, pois me preparei muito para tal.
Um grande abraço,

Matheus Lago

Unknown disse...

muito bom o seu esclarecimento quanto ao peso e balanceamento das aeronaves. sou instrutor de mecanicos deaeronaves. ireio apresentar em aula o seu trabalho.
caso deseje entrar em contato:
faveroabreu@hotmail.com
claudio abreu
avionicos

Dauro disse...

Bom dia João, sou instrutor de Voo e entusiasta, tenho algumas dúvidas quanto a alguns calculos de Peso e Balanceamento. Se não for incomodar, haveria a possobilidade de vc me enviar seu e-mail para que eu possa envia-lós ???
Grande abs e bons voos

João Carlos Medau disse...

Oi Dauro,

Meu email é jc.medau@gmail.com

Mande suas perguntas

um abraço,

Medau

Anônimo disse...

Ola Cmte Medau, é o Henrique Souza.
muito bom o conteúdo explicativo de peso e balanceamento encontrado aqui, pra estudar fica mais facil assimilar as diferenças de um e outro,estou estudando e as duvidas que aparece a gente corre atrás, rs. Obrigado e bons vôos.

Anônimo disse...

Bom dia Medau,
Gostaria de esclarecer uma dúvida:

EM UMA AERONAVE, O PASSEIO DO CG VAI DE 15% A 30% DA CMA, O QUE CORRESPONDE ÀS STA 420 E 600, RESPECTIVAMENTE. DETERMINE A STA DO CG, SABENDO-SE QUE ESTE SE ENCONTRA A 25% DA CMA.

Obrigado,

Alex

João Carlos Medau disse...

Bom dia,

Para determinar a estação a 25% do CMA, pode-se usar a resolução por equação de reta, tendo em vista que a variação do CG é linear.

A reta existente neste probelam está entre os dois pontos conhecidos. Supondo CG no eixo X e estação eixo Y, os pontos são (15%,420) e (30%,600). Deseja-se, portanto, inferir a equação da reta que liga esses dois pontos.

Uma reta é representada por uma equação do tipo y = ax + b, onde y é a estação, x é o CG de referência, a é o coeficiente da reta (determina sua inclinação) e b é o intercepto, isto é, o ponto onde a reta cruza o eixo y do gráfico, ou ainda, o valor de y para quando x é igual a zero.

Resolvendo isso, temos:

y = ax + b

Para o segundo ponto (30%,600):
600 = a30 + b, logo
b = 600 - 30a

Para o primeiro ponto (15%,420):
420 = a15 + b

Substituindo a primeira equação na segunda:
420 = 15a + (600 - 30a)
420 = 15a + 600 - 30a

Logo, a = 12

Substituindo o valor de a na primeira equação, tem-se:
600 = 30a + b
600 = 30 x 12 + b
600 = 360 + b
b = 240

Tendo sido encontrado os valores de a e b, a equação da reta é:

y = 12x + 240

Portanto, para um CG de 25%, aplicando-se e equação calculada, tem-se:

y = 12 x 25 + 240
y = 540

Sendo assim, para um CG de 25% no passeio dado, a estação corresponde a 540.

Abraços,

Medau

rafael disse...

Olá por favor como calcular o seguinte probleminha?
O cg variando entre 20% e 30% da cma,Começando na Sta. 300 e termina na. Sta. 450,quais sao as respectivas estações ?

rafael disse...

Olá por favor como calcular o seguinte probleminha?
O cg variando entre 20% e 30% da cma,Começando na Sta. 300 e termina na. Sta. 450,quais sao as respectivas estações ?

João Carlos Medau disse...

Boa noite,

Se eu entendi bem, a CMA começa na estação 300 e vai até a estação 450 e você quer calcular a quais as estações correspondem 20% e 30% da CMA. Se for isso mesmo, o cálculo é feito assim:

1) Determine o comprimento total da CMA: 450 - 300 = 150.

2) Aplique uma regra de três: se 100% da CMA equivale a 150, 20% equivale a 30. Como a estação inicial é 300, a estação onde fica 20% da CMA é 300 + 30, portanto 20% da CMA fica na estação 330.

3) O mesmo raciocínio acima pode ser usado para o CG de 30%: Se 100% da CMA equivale a 150, 30% equivale a 45%. Como a estação de referência é 300, a estação onde fica 30% da CMA é 300 + 45, portanto 30% da CMA fica na estação 345.

logo, as resposta são:

20% CMA = estação 330

30% CMA = estação 345

abcs

Medau

Luiz Fillipe disse...

Boa Tarde, Estou apanhando desta questão! Teria como me ajudar por favor?

SABENDO-SE QUE A PESAGEM DE UMA AERONAVE INDICOU 8000 LB NO TREM DO NARIZ (STA 150) E 25000 LB EM CADA UM DOS TRENS PRINCIPAIS (STA 550), CALCULE A STA DO CG:

Luiz Fillipe disse...

Bom dia! Estou apanhando com essa questão. Teria como me ajudar nessa por favor?!

SABENDO-SE QUE A PESAGEM DE UMA AERONAVE INDICOU 8000 LB NO TREM DO NARIZ (STA 150) E 25000 LB EM CADA UM DOS TRENS PRINCIPAIS (STA 550), CALCULE A STA DO CG:

CMTE Sá - Contatos disse...

Amigo estou com duvida em uma questao:

Dado
MZFW= 48307
MLW= 51709
MTOW= 61235
Trip fuel= 3000
Take off fuel= 10500
O disponivel é=?

Pode me ajudar?

Grato.

CMTE Sá - Contatos disse...

faltou o DOW= 31858

questão acima...


grato

João Carlos Medau disse...

Boa tarde,

Para descobrir o payload disponível você precisa calcular o payload limitado por MTOW, por MZFW e por MLW e escolher o menor deles.

Então:

Payload limitado por MTOW:

max payload = MTOW - DOW - TOF
max payload = 61258 - 31858 - 10500
max payload = 18877

Payload limitador por MZFW:

max payload = MZFW - DOW
max payload = 48307 - 31858
max payload = 16449

Payload limitado por MLW:

max payload = MLW - landing fuel - DOW

landing fuel = TOF - trip fuel
landing fuel = 10500 - 3000
landing fuel = 7500

max payload = 51709 - 7500 - 31858
max payload = 12351

Assim, os limitantes obtidos foram: 18877, 16449 e 12351, portanto seu disponível é o menor deles, 12351, limitado por MLW.

PS: Haverá um curso de performance, peso e balanceamento na EJ na próxima semana (dias 26, 27 e 28/2/2013) que abordará assuntos como este. Se tiver interesse, faz o curso que será bem legal.

abcs,

Medau

CMTE Sá - Contatos disse...

É isso ae, na verdade eu queria uma segunda opnião. Eu fiz de outra forma...

Peguei o PMP + Trip fuel para encontra o PMD limitado pelo pouso . 51709+3000= 54709
encontrei o PO = PBO + TOFuel .
31858+10500=42358
Agora diminui PO - PMD .
54709-42358= 12351

Estou estudando para prova de PLA amanha e tive essa duvida porque o questionario que eu li na internet dizia que a respota correta era 6351. Acho que o questionario esta incorreto.

Unknown disse...

Bom dia!
Gostaria de ajuda com a seguinte questão:

SABENDO-SE QUE A PESAGEM DE UMA AERONAVE INDICOU 8000 LB NO TREM DO NARIZ (STA 150) E 25000 LB EM CADA UM DOS TRENS PRINCIPAIS (STA 550), CALCULE A STA DO CG:


e em relação ao cálculo da est do CG usando equação...há uma maneira mais fácil de resolver ?

Unknown disse...
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Unknown disse...
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Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Uaaau, a explicação do Medau para está questão"EM UMA AERONAVE, O PASSEIO DO CG VAI DE 15% A 30% DA CMA, O QUE CORRESPONDE ÀS STA 420 E 600, RESPECTIVAMENTE. DETERMINE A STA DO CG, SABENDO-SE QUE ESTE SE ENCONTRA A 25% DA CMA." foi muito boa e confesso que nunca tinha visto como responder a esta questão deste modo, mas respondendo a pergunta da Juliana Simões, tem sim um modo de responder sem usar aquele tipo de equação o modo segue abaixo:

0%________15%___________30%_________________100%
..........420.......... 600
............______15%______ que é igual 30% - 15%.
............______180______ que seria a diferença entre 600 e 420.

Se você quer saber a STA localizada em 25% da CMA, então ela estará 10% à frente da STA 15% ou a 5% atrás da STA 30% e esses valores são conhecidos então além do modo que o Medau fez têm mais dois modos (que eu conheço) que é possivel fazer, como por exemplo:

agora você só precisa fazer um regrinha de três comum: Se 15% equivale a 180, 10% equivale a 120, então como você sabe que no ponto 15% vale 420 você soma os 10% encontrado para achar a STA em 25% = 420(15%) + 120(10%) = 540(25%).

Ou fazer do segundo: Se você quer saber a STA localizada em 25% da CMA, então ela estará 5% atrás da STA 30%:

A diferença das porcentagens das STA's são 30% - 15% = 15% e dos valores das STA mencionadas pelo enunciado são 600 - 420 = 180, então sabemos que 15% desta linha equivale a 180, então fazendo uma regra de três básica sabemos que 5% equivale a 60, então subtraímos 600(30%) - 60(5%) = 540(25%).

Uma dica, sempre desenhe uma linha, coloque as porcentagens e procure ser organizado em seus cálculos, isso ajuda muito. Ter uma boa visualização do que está sendo feito é fundamental para o sucesso dos seus cálculos e para a sua aprovação na banca de PLA e consequentemente para a vida como um todo (dentro e fora da aviação). Forte abraço pessoal e bons voos.

Unknown disse...

Gostaria de ajuda com a seguinte questão:

SABENDO-SE QUE A PESAGEM DE UMA AERONAVE INDICOU 8000 LB NO TREM DO NARIZ (STA 150) E 25000 LB EM CADA UM DOS TRENS PRINCIPAIS (STA 550), CALCULE A STA DO CG.

Essa eu também gostaria de ajuda, tive dificuldades nesta.

Unknown disse...

Encontrei a resposta para esta questão "SABENDO-SE QUE A PESAGEM DE UMA AERONAVE INDICOU 8000 LB NO TREM DO NARIZ (STA 150) E 25000 LB EM CADA UM DOS TRENS PRINCIPAIS (STA 550), CALCULE A STA DO CG."

Sabendo-se que o momento pode ser definido pela fórmula M = F x d onde
M= Momento (Torque)
F= Força (Podendo ser também definido pela Força Peso)
d = Distância

O que se deve fazer nessa questão é encontrar os momentos em cada trem de pouso, de nariz e principais e somar os momentos. Como se segue:

TREM DE NARIZ
M= F x d
Mtn= 8.000LB x STA150 = 1.200.000LB/pol

TRENS PRINCIPAIS
Para iniciarmos o calculo dos trens principais é importante salientar que devemos multiplicar o valor 25.000LB por dois para iniciarmos o cálculo do momento, devido ao fato de serem dois pneus do trem de pouso principal, o enunciado diz que existe o peso de 25.000LB em CADA trem de pouso, logo nos dois existirá obviamente um peso de 50.000LB, logo:

M= F x d
Mtp = 50.000 x 550 = 27.500.000LB/pol

Feito isso devemos somar os valores encontrados nos momentos.
Mcg = Mtn + Mtp
Mcg = 1.200.000LB/pol + 27.500.000LB/pol
Mcg = 28.700.000

Agora devemos somar as Forças Peso.
8.000LB do trem de nariz + 50.000LB nos trens principais = 58.000LB

Agora dividimos o Momento pela Força Peso:
STA CG = 27.500.000LBpol / 58.000LB

STA CG = 494,8pol.

Adriano Silverio disse...

BOA TARDE. PODERIA ME AJUDAR ?

CONSIDERANDO-SE, PARA UM DETERMINADO VOO, OS SEGUINTES DADOS: DOW=32592 KG, MZFW=48307 KG, MLW=51709 KG, MTOW=61235 KG, TRIP FUEL=2500 KG, TAKEOFF FUEL=5500 KG, PAX=9900 KG; O DISPONÍVEL PARA BAGAGEM E CARGA É

A)15715 KG
B)13243 KG
C)1217 KG
D)3717 KG

Anônimo disse...
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Anônimo disse...

boa tarde Adriano, vamos lá!
Para este pergunta você vai precisar achar o PAZC que é a soma
do peso básico operacional(DOW) + carga paga = 32592 + 9900 = PAZC 42492
Agora você precisa achar o peso atual de decolagem que é PAZC + take off fuel
42492 + 5500 = PAD 47992
Então subtrai o MLW - PAD - trip fuell = 51709 - 47992 - 2500= 1217kg

Valeu Adriano, espero ter ajudado!

Unknown disse...

Olá Filipe, por que você subtrai o trip fuel se o mesmo será consumido na viagem, portanto, peso a mais que a aeronave pode levar?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá

Gostaria de ajuda com a questão abaixo:

-Qual é a massa de 500USgal de combustível com S.G=0,72?

Desde já agradeço a ajuda

Abraço

Unknown disse...

Caríssimo Cmte. João Carlos Medau. Não poderia deixar passar em branco a generosidade de seu post em nos ajudar a atingir níveis mais altos. Estou me preparando para meu PLA e tive dificuldades que só seu post sanou, nem professores do aero souberam resolver. Que alívio que você existe. Deus te abençoe, não vemos mais pessoas como você, se doa sem querer nada em troca, só pela felicidade de ajudar o próximo. Notório e merecido sucesso. Piloto a caminho. Claudia Lopes. (Claudiairborne)

Unknown disse...

O centro de gravidade normal ( com a aeronave vindo do fabricante) é zero ?

le disse...

Por gentileza, Um avião tem as rodas principais na sta 430 e a roda do nariz na sta 100. A cma vai da estação 360 a 500. Na pesagem do avião, a roda do nariz acusou 3t . Determinar o peso do avião, sabendo-se que o cg esta a 30% da cma.

matheusazevedo disse...

1 - A CMA DE UM AVIÃO VAI DA STA 620, ATÉ A STA 780. A STA DO CG É 677, 6 E SEUS LIMITES DIANTEIRO E TRASEIRO SÃO, RESPECTIVAMENTE, 10% E 35% DA CMA. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE O CG ESTÁ

A)ATRÁS DO LIMITE TRASEIRO
B)À FRENTE DO LIMITE DIANTEIRO
C)DENTRO DOS LIMITES OPERACIONAIS, PRÓXIMO AO TRASEIRO
D)DENTRO DOS LIMITES OPERACIONAIS, PRÓXIMO AO DIANTEIRO