quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Informatizando os Cálculos de Peso e Balanceamento (1)

Dando sequência ao post sobre Peso e Balanceamento vamos apresentar hoje um projeto de software que estamos desenvolvendo há algum tempo. Seria um exagero afirmar que ele é inovador: empresas como a Jeppesen já oferecem soluções similares que são usadas por companhias aéreas em todo o mundo. No entanto, nosso projeto tem características únicas que o diferenciam das soluções existentes. Neste e no próximo post tentaremos colocar em evidência algumas dessas características.


O João e eu nos conhecemos na faculdade: ele, um estudante do curso de Ciência da Computação e eu, uma professora que lecionava disciplinas básicas como Introdução à Programação, Laboratório de Programação e Engenharia de Software, todas com foco em orientação a objetos e Java. Desconfio que foi naquele momento que ele começou a se interessar pelas possibilidades da programação orientada a objetos... :-)


Desde então, estamos sempre conversando, trocando ideias e resolvendo problemas de projeto e programação juntos. Foi dessa colaboração permanente, construída sobre e-mails, mensagens instantâneas, wikis e outros recursos oferecidos pela web que nasceu o SimpleLoadsheet, parte de um projeto maior que é o JDJ.


SimpleLoadsheet

SimpleLoadsheet é o protótipo de uma aplicação web desenvolvida para apoiar um aspecto específico do processo de despacho de voos: a especificação, o cálculo e a emissão de loadsheets (o processo de despacho completo pode ser visto no diagrama a seguir). Loadsheet é o documento que registra o carregamento de uma aeronave antes da decolagem, discriminando o peso de passageiros, bagagem e carga, assim como sua distribuição pelos compartimentos da aeronave.

São os cálculos de peso e balanceamento que permitem a verificação do carregamento em relação aos limites da aeronave. Tal verificação não é apenas necessária, mas obrigatória: sem ela, a loadsheet não pode ser emitida.




Informatizar a emissão de loadsheets é vantajoso por vários motivos. Por um lado, a possibilidade de erros de cálculo deixa de existir. Ainda que os dados do voo, informados pelo despachante, continuem sujeitos a erros, essa possibilidade é minimizada pela validação automática, a qual leva em conta as dimensões e capacidades específicas da aeronave que está sendo carregada.


Por outro lado, o ciclo de vida da loadsheet ganha agilidade e rastreabilidade, qualidades importantes em qualquer processo e essenciais em um que dura apenas uma hora: esse é o tempo, em média, que um despachante tem para preparar uma loadsheet sem propagar ao voo o atraso que ele venha a causar. Nesse curto período, a loadsheet pode ser modificada e emitida várias vezes, dando origem a uma nova edição a cada emissão.


No próximo post vamos abordar alguns detalhes técnicos do desenvolvimento do SimpleLoadsheet. A apresentação que incluímos abaixo mostra os princípios básicos que adotamos ao longo do projeto. Comentários e perguntas serão sempre bem-vindos.




Escrito por João Carlos Medau e Cristina Belderrain

Nenhum comentário: